terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Recomendamos parte da programação da TV Brasil, nesta semana!

Regularmente recebemos da TV Brasil sua programação semanal por e-mail, e neste o seu slogan de divulgação é “A TV Brasil exibe uma programação diferenciada de Carnaval”. Um adendo, esse e-mail chegou um tanto atrasado. Dois dias se foram, o domingo (07) e a segunda-feira (08), com coisas interessantes, entretanto, outras tantas serão ainda exibidas. Escolhemos, no entanto, alguns programas que nos chamaram a atenção, os quais recomendamos. Então vamos lá!


Recomendamos HOJE, 09/02, às 23h:

DOC Especial – Nelson Mandela.

Vemos como mais um complemento ao artigo publicado no Blog Mídia e Questão Social, na Editoria Volta do Mundo, Mundo dá Volta – “MANDELA CÁ e o apartheid da crítica” – uma crítica ao filme "INVICTUS" de Clint Eastwood por Mione Sales.

É um documentário austríaco produzido em 2008 com duração de 45 minutos, que traça o “retrato” do líder africano Nelson Mandela, nascido na família real Xhosa, da África do Sul. Sua riqueza foi construída em Joanesbgurgo.

Com o agravamento da segregação racial na África do Sul Mandela aderiu à resistência e, em 1964 é preso e condenação à prisão perpétua. Sua liberdade se deu em 1990, 27 anos após sua de prisão.

O resultado de sua liberdade e triunfo, culminou em sua premiação ao Prêmio Nobel da Paz, em 1993 e um ano mais tarde a sua eleição a presidente da África do Sul. Há amostragem e uma África do Sul moderna e os episódios históricos que resultaram no fim do Apartheid, entrecortando situações controversos e polêmicos de Nelson Mandela.

Produtora: Regina Strassegger.
________________________________________________

Quarta-Feiras, às 17 h

Profissão Cartunista

10/02 Segundo episódio sobre a vida e obra de Ziraldo

A série Profissão Cartunista apresenta esta semana o segundo capítulo do documentário sobre a vida e obra de Ziraldo, com duração de 52 minutos. Com uma rica história, que inclui trabalhos em vários segmentos artísticos, o cartunista, escritor e jornalista mineiro estará em seu estúdio, no Rio de Janeiro, mostrando um pouco de seus desenhos.

O episódio vai contar sobre sua participação na fundação do jornal O Pasquim, em 1968, a censura e as prisões que sofreu. O Pasquim marcou época e, para driblar a censura da ditadura, os jornalistas recorriam ao humor. Além da atuação de Ziraldo no jornalismo, especialmente nas criação de charges, o filme mostra suas obras famosas voltadas para o público infantil como “A Turma do Pererê” e “O Menino Maluquinho”. E para falar sobre o artista, a diretora Marisa Furtado convidou o cartunista Paulo Caruso, Sergio Cabral, Miguel Paiva, Ique, Daniela Thomas e Gerald Thomas.

Produção Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran

Roteiro Paulo Serran

Direção de Fotografia Kevin Roche

Direção de Arte Marisa Furtado de Oliveira

Trilha Sonora Carlos Lamonier

Montagem Paulo Serran

Horário: Quartas, às 22h.
________________________________________________

Observatório da Imprensa

10/02 Venezuela, Guerra Civil Midiática

O programa Observatório da Imprensa exibe o primeiro capítulo do especial sobre a Venezuela, provocando um debate sobre os prós e os contras do “chavismo” e a censura sobre a mídia no continente. A equipe do programa viajou até Caracas, capital do país, e realizou onze entrevistas com diretores de jornais e emissoras de televisão, jornalistas, sociólogos, historiadores, comunicólogos, "scholars" e um alto funcionário do governo.


Nomes como Alberto Ravell, Maryclen Steeling, André Cañizalles, Teodoro Petkoff, Ministra Blanca Eekhout, Aram Ahranian, Ewald Sharfenberg, Eleazar Díaz Rangel, Lilian Blasser, entre outros, deram seus depoimentos para os programas que serão apresentados ao vivo, às 23h, por Alberto Dines, com participação especial do jornalista Cláudio Bojunga.

O Observatório da Imprensa vai abordar em seus dois programas especiais algumas aspectos do debate envolvendo a Venezuela. Entre as questões postas à mesa estão o “chavismo”, as virtudes e riscos do bolivarianismo, o caráter inclusivo ou autoritário do regime, a intolerância do governo à crítica e a demonização da imprensa, as intimidações contra as emissoras de televisão e de rádio (como a não renovação das concessões e as multas desproporcionais) e dos jornais (obstáculos à importação de papel, multas, cancelamento de publicidade oficial, recusa de receber a oposição).

A democracia política - com pluralidade de partidos, alternância de poder, tribunais independentes e liberdade de imprensa garantida na Constituição – tem sido ponto de honra e um compromisso contratual para os países-membros do Mercosul. O programa de Alberto Dines pretende levantar a polêmica e discutir se a Venezuela liderada por Hugo Chávez adota o modelo e atende a essas exigências.

Editor-chefe e apresentador Alberto Dines.

Realização TV Brasil.

Horário: Quartas, à 0h
________________________________________________

Quinta-FEIRA


Papo de MÃe 
               11/02 Consumo

Como educar os filhos em uma sociedade de consumo? Norteadas por essa pergunta, as apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza conduzem uma conversa com pais e especialistas no Papo de Mãe desta quinta-feira (11). Compensar com presentes a falta de tempo para brincadeiras, endividar-se para atender aos desejos dos filhos e lidar com os apelos publicitários. Tudo isso estará no debate do programa de quinta-feira.

Apresentação, criação e roteiro Mariana Kotscho e Roberta Manreza

Direção Vando Mantovani

Reportagens Rosângela Santos, Davi de Almeida e Pedrinho Tonelada

Produção Rentalcam

Realização TV Brasil

Horário: Quintas, às 18h30
________________________________________________

DOC TV IV


11/02 Sou negro, não sei sambar

O documentário conta a história de um homem negro, com educação de classe média, que foi criado em um ambiente predominantemente branco e que nunca aprendeu a sambar.

Seu avô, um dos fundadores do Movimento Negro e da Escola Nenê da Vila Matilde, nunca o incentivou a afirmar sua negritude. Passados 34 anos, ele decide aprender a sambar e a tocar cuíca. E ainda entra para a bateria de uma escola de samba..

Documentário. 52 min. De Patricio Salgado. Co-produção: Patricio Salgado
PaleoTV
Fundação Padre Anchieta – TV Cultura

Horário: Quintas, às 23h.
________________________________________________

DOC ESPECIAL


11/02 A Queda do Muro de Berlim – Da Divisão à Reunificação

O documentário especial A Queda do Muro de BerlimDa Divisâo à Reunificação é uma produção da TV estatal alemã Deutsche Welle, e narra os acontecimentos históricos que levaram à construção do muro de Berlim e, depois, à sua derrubada. Abordando os principais fatos ocorridos após a Segunda Guerra Mundial que causaram a divisão da Alemanha, o filme mostra os diversos acontecimentos políticos da época da Guerra Fria.

A queda do Muro de Berlim, que dividiu as duas Alemanhas durante 28 anos, ocorreu no dia 9 de novembro de 1989. A muralha começou a fazer parte da paisagem alemã a partir de 1961. Em 13 de agosto daquele ano, guardas da República Democrática Alemã haviam começado a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, assim como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental.

Produção Deutsche Welle.


Horário: Quinta, à 0h.
________________________________________________

Sexta-FEIRA
pROGRAMA DE cINEMA


12/02 Os doces bárbaros

Documentário musical sobre a turnê que Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso fizeram em 1976 em comemoração aos dez anos de suas carreiras.

Os Doces Bárbaros reconstitui os dramáticos acontecimentos que envolveram o grupo com a prisão de Gilberto Gil, em Florianópolis, por porte de maconha.

Versão integral pela primeira vez exibida sem os cortes da Censura Federal, o filme Os Doces Bárbaros foi escolhido entre os Dez Melhores Documentários sobre MPB no Festival É Tudo Verdade – 2004.

Documentário Musical. De Jom Tob Azulay. 1978. 110min. Com Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethania, Caetano Veloso.

Horário: Sexta, às 22h30.

Então são essas as nossas dicas!

Equipe do Blog Mídia e Questão Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário