sexta-feira, 16 de abril de 2010

16 de abril acontece no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador:

União homoafetiva em debate



A união homoafetiva será tema de debate nesta sexta-feira (16), às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza. A discussão, realizada pela vereadora Vânia Galvão (PT) em parceria com a vereadora Marta Rodrigues (PT), traz a Salvador a desembargadora Maria Berenice Dias, conhecida na luta pelos direitos LGBT no Brasil. Maria Berenice participa, também nesta sexta (16), do 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, no Centro de Convenções.

Gaúcha, de Santiago, Maria Berenice foi a primeira desembargadora do Rio Grande do Sul, em 1973. Em mais de cem anos, nenhuma mulher havia conseguido ingressar nessa carreira, sendo sempre rejeitados os pedidos de inscrição, sem qualquer justificativa.

Aposentada em 2008, a desembargadora abriu o primeiro escritório de Direito Homoafetivo do país, especializado nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões. Maria Berenice vem fazendo eventos em vários estados brasileiros com o intuito de criar Comissões da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia.

Breve currículo

Maria Berenice Dias é casada e mãe de três filhos. É vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), do qual é uma das fundadoras. Também é presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB/RS.

No desempenho de sua atividade profissional, ao verificar que a discriminação contra a mulher ocorre também nos julgamentos, engajou-se na luta feminista, dedicando-se à revitalização do Direito de Família.Tornou-se líder feminista, destacando-se no combate à violência doméstica.

Na presidência da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (RS), de 1994 a 1997 e como vice-presidente nacional - Região Sul de 1997 a 2000, lançou o Jornal Mulher, órgão de divulgação das entidades femininas, que chegou à 45ª edição. Entre outras realizações e livros publicados, Maria Berenice também criou o JusMulher, serviço voluntário de atendimento jurídico e psicológico das mulheres vítimas de violência familiar, que funciona em Porto Alegre e já foi instalado em várias cidades de diversos Estados.

Recebeu 94 títulos e condecorações, e participa de 17 entidades voltadas às questões femininas e sociais, entre os quais o Diploma Mulher-Cidadã Berta Lutz, outorgado pelo Senado Federal. Participa de 18 entidades voltadas às questões femininas e sociais.

É Cidadã Honorária de Porto Alegre e ocupa a 37ª Cadeira da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, é membro efetivo do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, entre outros.

Mais informações sobre o trabalho da desembargadora nos sites: 

*http://www.mariaberenice.com.br/  
*http://www.direitohomoafetivo.com.br/   
*http://www.mbdias.com.br/
*http://www.ibdfam.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário