terça-feira, 6 de abril de 2010

De 11 a 13 de agosto acontece o I Seminário Internacional e III Seminário Nacional: Movimentos Sociais, Participação e Democracia, na UFSC, em Florianópolis


 I Seminário Internacional e III Seminário Nacional: Movimentos Sociais, Participação e Democracia


Dando prosseguimento ao II Seminário Nacional “Movimentos Sociais, Participação e Democracia” realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis em 2007, o Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS) está convidando pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral para o I Seminário Internacional e III Seminário Nacional “Movimentos Sociais, Participação e Democracia” que acontecerá de 11 a 13 de agosto de 2010 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Os idiomas oficiais do evento serão Português e Espanhol.

Conferências

Hugo Celso Felipe Mansilla - Academia de Ciencias de Bolívia
Sidney Tarrow - Cornell University
(11 e 12 de agosto às 18:30hs)

Mesas redondas

Mesa 1 – Movimentos sociais e estudos pós-coloniais
Dia 12 de agosto, das 9:00 às 12:00hs
Mesa 2 - Participação institucional: experiências internacionais
Dia 13 de agosto, das 9:00 às 12:00hs

Grupos de Trabalho

(dias 12 e 13 de agosto, das 13:30 às 18:00hs)

GT 1: Movimentos sociais face às desigualdades e diferenças

Este GT tem por objetivo abrir um espaço de discussão entre pesquisadores das Ciências Sociais e áreas afins, a partir de trabalhos que contemplem questões referentes às múltiplas abordagens teóricas e empíricas que envolvam aspectos constitutivos dos movimentos sociais em termos de etnia/raça, gênero, classe social, orientação sexual e de outras formas de solidariedade social. Estudos recentes, assim como ações políticas de diferentes movimentos sociais e culturais, têm apontado para a necessidade de compreensão das novas conformações das identidades, dos conflitos e das relações políticas e interculturais. Portanto, pretende-se estimular o debate de abordagens culturais, pós-coloniais, das diásporas, do reconhecimento e outras, bem como de suas relações ou tensões com as teorias clássicas ou tradicionais sobre os movimentos sociais.

GT 2: Atores sociais, instituições participativas e democracia

O objetivo deste GT é debater pesquisas voltadas às interfaces entre o Estado e a Sociedade, privilegiando propostas que ofereçam novas perspectivas analíticas e metodológicas para o avanço das reflexões sobre os desafios, tensões e dilemas postos à democracia. Incentivando a comparação entre diferentes modelos teóricos e realidades empíricas (no Brasil e em outros países), o GT visa, portanto, reunir trabalhos que avancem na discussão sobre a participação, a autonomia, a cultura política e o aprendizado democrático, os novos mecanismos de representação e de controle social. Espera-se, assim, estimular a constituição de diferentes perspectivas analíticas sobre os significados e os impactos das instituições participativas na construção democrática.

GT 3: Sociedade civil, políticas de reconhecimento e de inclusão social

O GT pretende reunir trabalhos relacionados aos impactos institucionais da atuação da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, fundamentalmente no que diz respeito à legislação e à constituição de políticas públicas que estão ancoradas nos princípios do reconhecimento e da inclusão social. Assim pretende-se discutir as inovações institucionais sobre o prisma das relações entre a sociedade civil e o sistema político, com o foco orientado para os processos e resultados destas interações, a exemplo das diferentes políticas de ações afirmativas e de novos canais de expressão e de combate à exclusão.

FORMATO DOS TRABALHOS

Os interessados poderão submeter trabalhos para apresentação nas sessões dos GTs de acordo com os três temas acima.

Todos os trabalhos deverão conter a indicação sobre o GT no qual se inserem.

Os trabalhos submetidos para a avaliação da comissão científica deverão conter capa e resumo ampliado no seguinte formato:

1.Capa:

Além do texto do trabalho o arquivo deverá conter uma página inicial com o seguinte conteúdo (a capa não conta para o número máximo de páginas):
Dados sobre o evento (título e data)
Indicação do GT no qual se insere.
Título do trabalho.
Nome completo do(s) autor(es) e instituições/organizações às quais pertencem, quando for o caso. O número de autores por trabalho não pode ser superior a 6 (seis).
Resumo do trabalho submetido, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, em um único parágrafo.

2.Resumo Ampliado:

O resumo ampliado deverá conter um número mínimo de três e máximo de 5 (cinco) páginas, incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto.

2.1. Configuração do texto:

Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12
Espaçamentos: Simples (entre caracteres, palavras e linhas).

2.2. Editor de texto:

Word do Office 97 ou posterior.

2.3Configuração das páginas:

Tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm)
Margens: superior 3 cm
Margens: inferior 2 cm
Margens: esquerda 3 cm
Margens: direita 2 cm

ENVIO DOS RESUMOS:

A capa e o resumo ampliado deverão ser enviados em um único arquivo para o e-mail npms@cfh.ufsc.br até às 24:00hs do dia 23 de abril de 2010

INSTRUÇÕES PARA OS TRABALHOS APROVADOS:

1.Trabalhos Completos:

Resultado dos trabalhos selecionados: 02 de junho de 2010
Após a publicação do edital de aprovação dos trabalhos, os autores deverão encaminhar a versão completa com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas no mesmo formato do resumo ampliado. A data do envio dos trabalhos completos é 05/07/2010. Os trabalhos completos serão publicados nos anais do evento em formato digital.

2.Apresentação:

Os autores dispõem de 15 a 20 minutos para apresentação dos trabalhos. Os autores que não apresentarem não terão os trabalhos publicados nos anais do seminário.

CALENDÁRIO:

Envio de Resumo expandido (de 3 a 5 páginas): 01/03 a 23/04/2010
Avaliação pelos membros do Comitê científico: 26/04 a 24/05/2010
Compatibilizações e divulgação dos trabalhos selecionados pela Coordenação do Comitê científico: 02/06/2010
Data de envio do trabalho completo: 05/07/2010
Programação completa do evento na página: 09/07/2010
Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH, Sala 302, Bloco D
Horário de atendimento externo:
De segunda à sextas-feiras das 8h às 12h e 14h às 18h.
Sala 302 (Prédio dos Laboratórios do CFH)
E-mail: npms@cfh.ufsc.br
Fone: (48) 3721 8826

Programa de Pós-Grad. em Sociologia Política -
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476
Cep: 88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil
Postado por NPMS às 17:16 – 28/02/2010.

Fonte: http://seminarionpms2010.blogspot.com/2010/02/i-seminario-internacional-e-iii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário