segunda-feira, 10 de maio de 2010

26 e 27 de maio Simpósio Portinari e a Cultura Brasileira: Um convite à Educação a Contrapelo




O evento acontecerá no Auditório Florestan Fernandes - Faculdade de Educação / UFF – térreo – Campus do Gragoatá – São Domingos – Niterói – RJ.


A organização do simpósio é uma realização do ALPH: Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão em Formação de Profissionais da Educação, sob coordenação geral da professora Célia Linhares.

O objetivo desse evento, segundo descrição no site é “(...) contribuir para uma interlocução mais viva, mais interligada e mais dialogante entre os caminhos histórico-culturais brasileiros e a educação escolar em nosso país, ressaltando de modo especial as encruzilhadas da formação de professores, com mais urgências de uma reapropriação de processos e produtos estéticos, como os de Portinari, que podem contribuir para o fortalecimento de uma inteligência coletiva e includente das diferenças étnico-culturais, etárias, de opção sexual, religiosas e tantas outras, como a uma forma de enfrentarmos os modelos e hierarquias rígidas, de que se alimentam as desigualdades, tão acumuladas em nosso tempo e em nosso país.”

A proposta é a partir do “extraordinário” legado de aproximadamente 5.000 obras – murais, afrescos e painéis, pinturas, desenhos e gravuras de Cândido Portinari, que retrata movimentos da vida brasileira, expressão de suas preocupações estéticas, artísticas, culturais, sociais e políticas, que se constituiu em uma frente em sua geração e, que segundo os organizadores, continua convidando a todos a pensar a educação e nos pensarmos com ela, no sentido de enfrentamentos de enigmas e desafios contemporâneos de aprender e ensinar, sem abdicação do direito de sonhar e, consequentemente, de ter “esperanças”.

A Programação:

26 DE MAIO

MANHÃ

9:00h - Credenciamento.

9:30h - Cerimônia de abertura. Professora Célia Linhares.

10:00h - Conferência Magna - O legado de Portinari: Amor e arte. Professor João Candido Portinari.

12:00h - Intervalo para almoço.

TARDE

14:00h - Abertura da exposição de réplicas de obras do artista Candido Portinari, pelo seu filho. Professor João Candido Portinari. Mediadora da exposição: Márcia Nico.

15:00h - Mesa Redonda: Cultura e Educação. Professora Suely Avellar, Professor Ney Luiz Teixeira de Almeida, Professora Isabel Reis, Professora Rose Matela e Professora Silene Freire.

17:00h - Intervalo.

17:15h - Apresentação do grupo LUAR. Coordenado pelo Professor Paolo Vittoria.

27 DE MAIO

MANHÃ

8:30h - Mesa Redonda: A arte de fazer e nos fazermos no ALEPH. Professora Inês Bragança, Professora Dagmar Canella, Professora Rejany Dominick e Professora Rita de Cássia de Almeida.

10:30h - Intervalo com café e conversas..

11:00h - Mesa Redonda: Arte de pensar o pensar.. Professora Tereza Cristina Calomen, Professora Martha Alkimin e Professor Waldeck Carneiro da Silva.

TARDE

14:30h - Mesa Redonda: Narrativas que tecem, com arte, a escola. Professora Léa da Cruz, Professora Ana Heckert, Professora Eugênia Foster, Professora Andréa Reis e Professora Vera Lúcia Campos.

16:30h - Revista do ALEPH. Professor José Américo Lacerda e Professora Ruth Ramiro; Narração poética da história de Cândido Portinari; Professora Lúcia Fidalgo Lançamento do livro de sua autoria "Com vontade de pintar o mundo". Ed. Paulus, 2009

17:30h - Tributo aos que construíram o Aleph e posse da nova coordenação do Aleph; Encerramento final com a participação dos presentes..

INSCRIÇÕES: WWW.uff.br/revistaleph  e http://interagir.ic.uff.br/portinari/inscricao.html

INFORMAÇÕES:

Rua Visconde do Rio Branco 882, Bloco D – São Domingo – Niterói/RJ – CEP: 24.020-200. (21) 2629-2704 / 2629-2706

Nenhum comentário:

Postar um comentário