domingo, 3 de outubro de 2010

04 de outubro será apresentada pesquisa realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Educação, no prédio da Central do Brasil

O Centro de Formação Adauto Belarmino, localizado no sétimo andar do prédio da Central do Brasil abrigará a apresentação da pesquisa Homofobia nas Escolas. A pesquisa é um estudo qualitativo sobre homofobia na comunidade escolar em 11 capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, os dados farão parte do pacote de medidas que serão adotadas com a implementação do Rio sem Homofobia, que tem como finalidade promover a cidadania LGBT e combater a homofobia no estado.

"Essa pesquisa é fruto de uma reivindicação da sociedade civil organizada, que na época da I Conferência Nacional LGBT, convocada pelo presidente Lula, recebeu prioridade como política pública a ser trabalhada pelo Ministério da Educação. Como não poderia deixar de ser, o Rio se insere na vanguarda deste movimento, executando um raio-X das mais diferentes formas de discriminação que referentes à orientação sexual e identidade degenero no âmbito escolar", explica o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

A instituição Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva é a executora do projeto que conta com patrocínio da Pathfinder do Brasil, ECOS, ABGLT e Ministério da Educação. No Rio de Janeiro, a pesquisa foi apoiada pelo Governo do Estado do RJ.

Para o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques "a sensibilização da criança, do adolescente e do jovem para a importância de repudiar os preconceitos relacionados à orientação sexual e à valorização da diversidade precisa envolver as escolas. Esta pesquisa, fruto de uma articulação entre secretarias de Estado, vai nos oferecer um diagnóstico sobre a homofobia nestes grupos etários que permitirá a formulação de um plano de prevenção da discriminação ainda durante os anos de formação da criança como cidadã. É uma iniciativa muito bem-vinda e que vai contribuir para a construção de uma política pública integrada e eficaz".

"Trabalhamos diversas ações para combater a homofobia e estimular a diversidade em nossa rede de ensino. Por isso, criamos uma coordenação focada na questão da diversidade, que propõe políticas não só para a comunidade LGBT presente nas escolas, mas também para a questão de gênero, religião e raça", orgulha-se a Secretária de Educação, Tereza Porto.

Participam do painel de apresentação da pesquisa na parte da manhã (9h às 13h): diretores (as) e/ou representantes das direções de unidades escolares do Estado e do Município do Rio de Janeiro, membros do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, Conselho Estadual de Educação e Conselho Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro:

 Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos - Ricardo Henriques

 Secretária Estadual de Educação - Tereza Porto

 Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro - Cláudia Costin

 Presidente da Reprolatina-Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva - Margarita Diaz

 Mediador: Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro - Cláudio Nascimento

Já na parte da tarde (14h às 18h), a pesquisa será apresentada para toda a sociedade civil, seguida do painel a ser oferecido por:


. Subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da SEASDH - Pedro Strozenberg


. Coordenadora Educacional de Ensino da Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro - Denise Palha


. Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH e Presidente do Conselho Estadual LGBT - Cláudio Nascimento Silva


. Coordenadora de Diversidade Educacional da SEEDUC- Rita de Cássia da Silva


. Presidente da Reprolatina-Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva - Margarita Diaz


. Pesquisador e Coordenador do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos do IMS/UERJ - Sérgio Carrara


. Mediador: Almir França - Coordenador do Centro Metropolitano de Promoção da Cidadania LGBT-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário