sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 de novembro de 2010 acontecerá no Teatro SESI - Rio - parte da "Mostra-X Tudo Cultural do Rio onde:

OriRe leva ao palco o diálogo entre matrizes africanas e o clássico teatro grego.


OriRe - saga de um Herói que confrontou a Morte é a epopéia de um homem em busca de um mundo aparentemente inacessível, que dialoga com a morte e vive experiências inimagináveis. Uma proposta cênica que reúne a corporeidade dos Orixás, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a potencialidade dramatúrgica dos itans - contos africanos correlatos - misturados às tragédias gregas clássicas. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2009.

A peça foi desenvolvida por atores e atrizes negros que participaram do Projeto OriRe – realizado entre os meses de janeiro e março de 2010 no Rio de Janeiro -, que promoveu oficinas de teatro, dança e samba de roda baseadas no traço étnico afro-brasileiro. Tem direção e texto de Gustavo Mello e colaboração de Rodrigo dos Santos, que também protagoniza a montagem.

“A partir de improvisos baseados no gestual e movimentos dos Orixás, dança e samba de roda, usando como tema o conceito africano de Ori (cabeça), os atores desenvolveram sequências corporais que se transfomaram em cenas com textos, relacionando o tema aos sentimentos e motivações encontrados nos itans africanos, numa estrutura semelhante às tragédias gregas clássicas. Propomos um forte traço identitário com a cultura afro-brasileira, tomando-a como importante fonte de desenvolvimento para a linguagem teatral", explica Gustavo Mello, diretor e também ator - que integrou durante sete anos o grupo teatral Cia dos Comuns (RJ), atuou em filmes como Desafinados e Ó Pai, Ó e, na TV Globo, integrou o elenco das novelas Um Anjo Caiu do Céu, Sabor da Paixão e Começar de Novo.

OriRe participou do XVII Festival de Teatro do Rio e recebeu indicação a 5 prêmios, nas seguintes categorias: Melhor Atriz; Melhor Espetáculo pelo Júri Oficial; Melhor Espetáculo pelo Júri Popular; Melhor Cenografia e Melhor Iluminação. “A única que vencemos foi na categoria Melhor Iluminação - um trabalho esplendoroso do Jorginho de Carvalho -, mas estas indicações nos deram uma enorme felicidade, pois concorríamos com outras peças maravilhosas de todo o Brasil, o que nos fez ver que temos um excelente espetáculo nas mãos”, declara, bastante empolgado, o diretor Gustavo Mello.

Trecho do espetáculo:





O público do Rio de Janeiro tem agora nova oportunidade de assistir ao espetáculo, que fará única apresentação integrando a mostra X – Tudo Cultural Carioca, no Teatro SESI/Centro, localizado no Av. Graça Aranha, 01, Centro. O evento acontece dia 19/11, às 19h, com entrada franca (os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação a partir das 18h, na bilheteria do teatro).

(breve) Ficha Técnica:

Texto e direção: Gustavo Mello

Direção de movimento: Ágatha Oliveira

Música: Noan Moreira Gomes

Elenco:

Ágatha Oliveira, Daniele Duarte, Jorge Freire, Marcos Serra, Noan Moreira Gomes, Rodrigo dos Santos, Sarito Rodrigues, Valéria Monã.

SERVIÇO:

Espetáculo OriRe - saga de um Herói que confrontou a Morte

Onde: Teatro SESI/Centro - parte da Mostra “X-Tudo Cultural Carioca”

Quando: 19/11/2010

Horário: às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Classificação indicativa: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário