sexta-feira, 18 de março de 2011

Até 20 de março de 2011 acontece o evento “IMAGENS DA BIOPOLÍTICA: VOZES DE LATINOAMÉRICA”, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro.


O CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E A ARPOADOR PRODUÇÕES, convidam a todos para o evento IMAGENS DA BIOPOLÍTICA: VOZES DE LATINOAMÉRICA, que acontece entre os dias 16 a 20 de março de 2011, no Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, nº 241, no Rio de Janeiro.

O evento IMAGENS DA BIOPOLÍTICA: VOZES DE LATINOAMÉRICA, têm como objetivo a recuperação do imaginário dos regimes de exceção (ou as ditaduras civis-militares do Cone Sul), através da nova produção audiovisual documental latino-americana, e a reflexão das democracias na contemporaneidade, a partir de debates com intelectuais e artistas do Brasil e América Latina.

Assim, levaremos para o centro da discussão as contradições das atuais democracias do continente, reconstruindo todo um imaginário coletivo, político, social e afetivo, que fora cindido pelo silêncio imposto de modo vário, sob a forma de censura imperiosa durante os regimes ditatoriais.

O evento Imagens da Biopolítica: vozes de Latinoamérica se insere no trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Professor Doutor André Queiroz, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, sob o título Imagens da biopolítica, e que vem agregando nos últimos dois anos parte da comunidade acadêmica da Uff, e de outras universidades do Rio de Janeiro, como pode ser visto na mostra: Cinema & Política: mostra e seminário, que aconteceu em 2010, no Centro Cultural Justiça Federal.

A cada dia haverá a exibição de 2 filmes documental (média e/ou longa duração) acerca do referido tema, tomando o contexto de nossa América Latina sob a condição do Estado de exceção como foco de exposição.
Os filmes serão exibidos simultâneamente na Sala de Cinema (56 assentos) e na Sala Multimídia (35 assentos). Os ingressos custam R$1,00. O debate de abertura acontecerá noTeatro e os demais na Sala de Sessões localizados no primeiro andar do prédio. As inscriçoes são gratuitas e será oferecido o certificado àqueles que confirmarem a presença nos três debates.

PROGRAMAÇÃO
:::::::::::::::::::::::
HOJE:

Sex 18. Censura e Liberdade de Expressão: por uma outra mídia.

15h. A Revolução Não Será Televisionada Kim Bartley e Donnacha O’Briain (Irl, 2003, 80 min.)
16 anos
Idioma espanhol Legendas em português
Este documentário apresenta os acontecimentos do golpe de Estado que, em 2002, depôs o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chavez. O filme mostra, ainda, como estava a vida dos venezuelanos entre a época que aconteceu o golpe, o seu enfraquecimento, e a recuperação de Hugo Chavez até a retomada do poder.

16h35m Arquitetos do Poder Alessandra Aldé e Vicente Ferraz (Brasil, 2010, 90 min.)
Livre
Idioma português sem legendas
O documentário traça um panorama entre das relações entre mídia e política no Brasil. Ele conta a história da comunicação política brasileira, desde as campanhas de Getúlio Vargas e JK até o presnte, passando pela emblemática eleição de 1989. O filme também ilustra a crescente influência da comunicação na política, bem como a relação da mídia nacional com os escândalos do poder.

19h. Mesa-redonda - Censura e liberdade de expressão: por uma outra mídia

Local: Sala de Sessão 1º piso
Mediador:
Conferencistas: João Batista de Abreu (Uff) e Venício A. de Lima (Unb)


Sáb 19. Cartografias Revolucionárias

15h. ERP: Errepé Gabriel Corvi e Gustavo de Jesus (Argentina, 2006, 120 min.) 16 anos 15h. Cocalero Alejandro Landes (Argentina, 2006, 86 min.) 16 anos

Idioma espanhol Legendas em português
Contar a história do PRT-ERP (Partido Revoluncionário dos Trabalhadores - Exército Revolucionário do Povo) é contar a história da organização política que no seu momento, melhor representou o ideal guevarista. E como guevarista, paradoxalmente, encontrou no fracasso a dignificação de sua tentativa em levar adiante o caminho para a mudança, sem prestar-se ao oportunismo e a manipulação política de setores importantes do poder político que, ainda hoje, mantém um papel protagônico na Argentina.

17h15min. Raúl Sendic Tupamaro Alejandro Figueroa (Uru, 2004, 90 min.) 16 anos
Idioma espanhol Legendas em português

19h. Mesa-redonda - Cartografias Revolucionárias: os mapas do contemporâneo.
Mediador:
Local: Sala de Sessão 1º piso
Conferencistas: Maurício Vieira (Uff), Marco Antônio Local: Sala de Sessões - 1º andar


Dom 20. Os Mapas do Contemporâneo

Idioma espanhol Legendas em português
Filho da guerra norte-americana contra as drogas, um índio ayamara, chamado Evo, acompanhado por uma tropa de cocaleros, atravessa os Andes e a Amazônia, de jeans e tênis, liderando uma contenda histórica para se tornar o primeiro presidente indígena da Bolívia.

16h45min. Crónica de Un Sueño Stefano Tonomi e Mariana Viñoles (Uruguai, 2005, 94 min.) Livre

Idioma espanhol Legendas em português
Mariana volta ao seu país depois de três anos para encontrar sua família e também votar. Depois da crise ecônomica que mergulhou o país numa miséria, o Uruguai se encontra às vésperas de mudança. Através da realidade diária de uma pequena cidade do interior, Melo, e na intimidade de uma família de militantes, descobrimos um povo durante o mês prévio a uma mudança política histórica: o triunfo de uma força da esquerda, a Frente Ampla.

::::::::::::::::::::::::::
O que já aconteceu


Qua 16. Memória e Esquecimento: o trabalho do testemunho.

15h. Memorias de Mujeres Virginia Martínez (Uruguai, 2005, 30min.)
Idioma espanhol Legendas em português
O presídio de Punta Del Rieles foi o local onde estiveram detidas, entre 1973-85, a maioria das presas políticas da ditadura civil-militar uruguaia. Este documentário tenta reconstruir a vida no presídio, tal como é lembrada hoje por algumas das centenas de mulheres que lá estiveram, e resistiram à intenção dos militares em destruí-las física, psíquica e ideologicamente.

15h45min. Rua Santa Fé Carmen Castillo (Bélgica, Chile, França, 2007, 163 min.)
Idioma espanhol Legendas em português
Por meio de rostos e vozes de sua família, vizinhos e companheiros no exército, Carmen Castillo a viúva de Miguel Enriquez, secretário-geral do Movimento de Esquerda Revolucionária - MIR, segue um destino que a guia do MIR ao exílio. Este documentário questiona o significado dessas vidas de luta, leva o espectador ao coração de uma terra onde a morte nunca é verdadeiramente um fim, e a batalha contra as injustiças continuam.

19h. Mesa-redonda: Memória e Esquecimento: o trabalho do testemunho.
Local: Teatro - 1º piso
Mediador: Luis Ruffo (historiador)
Conferencistas: Denise Rollemberg (Uff)
e André Queiroz (Uff)


Qui 17. Experiência da comunidade na América Latina

15h. Mapuches, Un Pueblo Contra el Estado Carlos Pronzato (Brasil, 2010, 60 min.) 16 anos
Idioma espanhol Legendas em português
Os Mapuches, na língua mapudungun, significa "gente da terra", são um povo indígena da região Centro-Sul do Chile e do Sudoeste da Argentina. Atualmente, eles reivindicam pelo seu território, submetido ao domínio de outros países e suas transnacionais. Este documentário aborda a perseguição política e os crimes cometidos pelo Estado chileno contra os Mapuches, na região de Walmapu.

16h15m. No Volverán: A Revolução Venezuelana Agora Melaine MacDonald e William Roche (Venezuela, 2007, 90 min.) 16 anos
Idioma espanhol Legendas em português
Por trás das ousadas políticas do presidente venezuelano Hugo Chávez, existe um movimento de massas que diz 'não' ao capitalismo, e que está tentando mudar o rumo da história latino-americana. Este documentário é uma viagem ao coração da revolução, ao interior dos bairros e fábricas, para descobrir o que impulsiona milhões de venezuelanos a ficarem de pé e transformarem a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário