segunda-feira, 1 de agosto de 2011

03 de agosto é o último dia de inscrições para o curso sobre cobertura midiática das questões de gênero, raça e etnia. O curso é gratuito.

Jornalista baiana ministrará curso sobre cobertura midiática das questões de gênero, raça e etnia




Inscrições para o curso, voltado para estudantes de jornalismo e profissionais da área, se encerram na próxima quarta-feira (03) 


A jornalista baiana e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, Cleidiana Ramos ministrará aulas sobre jornalismo, ética, diversidade, gênero e raça para 400 estudantes e jornalistas de oito estados brasileiros (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas é um projeto promovido pela Federação Nacional dos Jornalista (Fenaj) e ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), que tem como foco a cobertura de fatos sociais, baseado em jornalismo, ética e diversidade.


Jornalista Cleidiana Ramos

O curso gratuito que começa partir do dia 08 de agosto é voltado para estudantes de jornalismo a partir do 6º período/semestre e profissionais da área. Podem se inscrever jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos e de meios eletrônicos.

Este curso representa um grande passo para melhorar a cobertura midiática, sobretudo por tratar-se de mais um instrumento de orientação para os jornalistas de veículos e estudantes sobre a diversidade e pluralidade da população brasileira”, comentou a idealizadora e editora do caderno especial sobre o Dia da Consciência Negra, publicado no jornal A TARDE, desde 2002, Cleidiana Ramos.

A jornalista é editora do blog do Mundo Afro, especializado em temas relacionados a identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online do Grupo A Tarde. No ano passado, Cleidiana Ramos coordenou a equipe vencedora do Prêmio Banco do Nordeste 2010, nas categorias Mídia Impressa Regional e Mídia Impressa Nacional, com o especial Produtores de Owó, que abordou a participação dos afrodescendentes na economia de Salvador.

Metodologia

O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes.

O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.


Informações para Inscrição:

Investimento: gratuito, com certificado de 8h/aula emitido pela FENAJ e ONU Mulheres.

Período do curso: 8/8 a 1/9/2011.

http://www.generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com/  
grejornalistas@gmail.com

Para se inscrever, basta o profissional apresentar cópia da página da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em que consta o número do registro profissional de jornalista. Os alunos das faculdades de jornalismo devem apresentar declaração da instituição de ensino ou cópia da carteira de estudante 2011 em que conste o nome do curso.


Cronograma do Curso

Data / Localidade / Contato

8 e 9/8/11 Amazonas – Manaus sindicato@jornalistasam.com.br

10 e 11/8/11 Pará – Belém sinjor@jornalistasdopara.com.br

15 e 16/8/11 Ceará – Fortaleza sindjorce@sindjorce.org.br  

17 e 18/8/11 Pernambuco – Recife jornalistas-pe@ig.com.br

22 e 23/8/11 Alagoas – Maceió sindjornal@uol.com.br

24 e 25/8/11 Rio de Janeiro – Rio de Janeiro sindicato-rio@jornalistas.org.br

29 e 30/8/11 São Paulo – São Paulo jornalista@sjsp.org.br

31/8 e 1/9/11 Rio Grande do Sul – Porto Alegre sindjors@jornalistasrs.org


Fonte: Instituto Mídia Étnica com informações do Blog do Curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário