segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

07 de fevereiro de 2012 acontece o lançamento do livro Latifúndio Midiota: Crime$, Crise$ e Trapaça$, de Leonardo Wexell Severo, em São Paulo

Latifúndio Midiota: Crime$, Crise$ e Trapaça$ será lançado no dia 7 de fevereiro em São Paulo

Livro de Leonardo Severo inaugura o selo Barão de Itararé





 Livro denuncia crimes dos barões da mídia.
Os conglomerados de comunicação no Brasil (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas e portais de internet) continuam imprimindo no inconsciente coletivo uma visão deformada do que somos, na tentativa de renegar o que sonhamos, para nos conduzir aonde não devemos.  Proporcionar o debate e a reflexão sobre os descaminhos desta manipulação, estimulando a pensar com a própria cabeça e a caminhar com as próprias pernas. Esta é a paixão do mais novo livro de Leonardo Wexell Severo: Latifúndio Midiota: crime$, crise$ e trapaça$, (Editora Papiro, 136 páginas, R$ 20,00), obra que inaugura o selo Barão de Itararé.

O lançamento do livro acontecerá no dia 7 de fevereiro, terça-feira, das 18h30 às 21h30 na Livraria Martins Fontes, avenida Paulista, 509, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô..


SOBRE O LIVRO

“Neste livro procurei selecionar assuntos e pautas que foram solenemente ignorados ou mascarados pela ‘grande’ mídia, convicto de que sua divulgação contribuirá, ainda que modestamente, para, através da denúncia, proporcionar o debate e a reflexão sobre as razões do seu silêncio”, assinala o autor, que é assessor da Secretaria Nacional de Comunicação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), repórter-especial do jornal Hora do Povo, colaborador do jornal Brasil de Fato e do site Vermelho.

De acordo com o presidente do Centro Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, “o novo livro de Leonardo é uma arma afiada nas mãos dos lutadores do povo que não se deixam manipular e deformar pelos monopólios midiáticos. É uma honra e alegria participar da publicação deste livro – inaugurando o nosso selo”.

Para o diretor de redação do jornal Hora do Povo, Carlos Lopes, “o livro ajudará o leitor a perceber a luta política e ideológica em torno da comunicação”. “Não consigo conceber maior utilidade para um livro nos tempos em que vivemos”, sublinhou.

Secretária nacional de Comunicação da CUT e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti acredita que a obra traz consigo uma intensa capacidade de sensibilizar para a necessidade de darmos respostas coletivas aos desmandos dos monopólios de desinformação.  “Que a indignação presente em cada uma das linhas deste livro acenda os sinais de alerta para o veneno a que somos submetidos diariamente, e nos desintoxique, fortalecendo o compromisso com a democratização da comunicação, com a luta e a vitória do Brasil e da Humanidade”, enfatizou.

AUTOR
Leonardo Wexell Severo integra o coletivo de comunicação da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), assessora a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e é membro fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Formado em Radialismo e Televisão pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, cursou Política e Economia na Escola Júlio Antonio Mella, em Havana-Cuba, sendo pós-graduado em Política Internacional pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Foi membro da executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) na gestão que comandou as mobilizações peloimpeachment de Fernando Collor. Integrou brigadas internacionais para a colheita do café na Nicarágua Sandinista e de solidariedade à Cuba Socialista. Representou o Brasil na delegação em apoio ao povo palestino, durante a segunda intifada, quando entrevistou o presidente Yasser Arafat, em Gaza, tendo contribuído com artigo no livro “O Apartheid de Israel”, de Nathaniel Braia. Nos últimos anos acompanhou a delegação cutista na cobertura dos Fóruns Sociais Mundiais e Regionais (Caracas, Nairóbi, Recife, Belém, Assunção e Dakar) e, em 2008, na fundação da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (Panamá). É autor do livro “Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo” (Editora Limiar, 2008) e editor, em parceria com Valdo Albuquerque, do livro “A Regulamentação do Artigo 192: Desenvolvimento e Cidadania” (Editora Papiro, 2010), publicado conjuntamente pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 

domingo, 15 de janeiro de 2012

16 a 20 de abril acontece o 1º Festival Nacional de Cinema do IFF, em Campos dos Goytacazes - RJ

1º Festival Nacional de Cinema do IFF




1º Festival Nacional de Cinema do IFF
(Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia)

Um múltiplo olhar sobre tudo o que é arte. vídeo.arte, vídeo.teatro, vídeo.vida, vídeo.cultura, vídeo.clipe, vídeo.poesia, uma viagem por estradas sem fronteiras inter-vias festival de cinema do IFF imagens para o além-mar da menina dos olhos de quem olha e aprende a v(l)er.

O 1º Festival de Cinema do IFF em sua Primeira Edição será realizado no Campus
Campos – Centro através de Mostras de CurtasMédia e LongaMetragem no período de 16 a 20 de Abril  de 2012, e tem como objetivo fomentar e difundir a produção áudio visual dentro  dos Campus do IFF entre os seus alunos, funcionários e professores, bem como selecionar, exibir a criatividade através da produção  áudio visual brasileira, e acima de tudo descobrir novos talentos.

Mostra Cinema Nacional

Exibição de clássicos da produção cinematográfica  Nacional, selecionados pelos alunos da Oficina Cine Vídeo do IFF e por uma comissão de seleção, nomeada pelo diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães Azevedo.

Mostra Curta IFF (Fulinaimagem)

Esta Mostra está aberta a filmes produzidos com qualquer tipo de câmeras e com qualquer tempo de duração, e não tem caráter competitivo.

Mostra Itinerante com a produção vídeo gráfica da Oficina Cine Vídeo no pátio do Campus Centro no período de 14, a 16 de março de 2012, com o objetivo de divulgar as outras atividades do Festival que acontecerão no AuditórioReginaldo Rangel, bem como divulgar as Oficinas que acontecerão a partir de abril de 2012.

Mostra Cinema Possível
Projeto desenvolvido em Cabo Frio, pelo ator, mímico e cineasta Jiddu Saldanha

Mostras Competitivas

1 - Curtas-metragens produzidos em câmeras Mini DV com duração  5 a 15 minutos(incluindo créditos). Realizados entre junho de 2010 a março de 2012.

2 - Curtas-metragens produzidos  com câmeras fotográficas digitais com duração de 1 a  12 minutos (incluindo créditos). Realizados e finalizados entre junho de 2010 a março de 2012.

3 -  Curtas-metragenes produzidos com câmeras de celular com duração de 1 a 5 minutos(incluindo créditos). Realizados entre junho de 2010 a março de 2012.

Premiação

Prêmio: Categoria filme produzidos com câmera celular Estudante.
Prêmio: Categoria filme produzido com câmera celular não Estudante
Prêmio: Categoria filme produzido por Câmera Fotográfica Digital Estudante
Prêmio: Categoria filme produzido por Câmera Fotográfica Digital não Estudante
Prêmio: Categoria Mini DV Estudante
Prêmio: Categoria Mini DV não Estudante

Menção Honrosa: para um filme que se destaque entre todas as categorias mas que não seja escolhido como vencedor em uma delas.

Regulamento

1.                  Os filmes devem ser enviados ao Festival de Cinema do IFF  no formato AVI MPEG ou DVD até o dia 1º de Março de 2012 (carimbo de postagem), para quem não for aluno do Campus Centro. Para os alunos doIFF Campus Centro, os filmes podem ser entregues diretamente na sala da Oficina Cine Vídeo.  A divulgação da lista com os filmes selecionados será realizada no dia 31 de Março  de 2012.

2.                 Para quem não reside em Campos, os filmes devem ser enviados via Correios para Oficina Cine Vídeo – IFF Campus Campos Centro – Rua Dr. Siqueira, 273 – Parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes – RJ – Cep.  28030.130 Acompanhado da Ficha de Inscrição.

3.                 Todos os filmes selecionados podem ter trechos copiados para fins publicitários (divulgação em TV, site e/ou outros meios de comunicação)

4.                 Cada cineasta  pode inscrever 3 filmes em qualquer uma das Mostras,desde que use uma ficha de inscrição para cada filme.

5.                 Depois da seleção, a aceitação ou rejeição do filme a lista será divulgada  nos blogs http://portalfulinaima.blogspot.comhttp://www.camposcentro.blog.br e no site www.iff.edu.br

6.                 A concordância com este regulamento permitirá ao IFF reproduzir aMostra em outros Campus da instituição num futuro próximo.

7.                 As cópias dos  filmes inscritos, selecionados ou não,  não serão  devolvidos.

8.                As inscrições são gratuitas.

9.                 Os filmes inscritos passam a fazer parte do acervo da Oficina Cine Vídeo do IFF e poderão servir futuramente para material de pesquisa sendo utilizados unicamente para fins culturais e educativos.

10.             A  seleção dos filmes, será feita pelo curador do Festival (Artur Gomes) e por uma Comissão de Seleção, nomeada pelo diretor do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo. 


Campos dos Goytaczes, 10 janeiro de 2012

Artur Gomes
Fulinaíma Produções
            (22)9815-1266                  (22)9815-1266      
Curador do Festival de Cinema do IFF  e Professor da Oficina Cine Vídeo



Ficha de Inscrição

Nome:­­­­­­­­­­­____________________________________

Título do Filme:______________________________

Mostras Competitivas:
Categoria:  (   ) Câmera de Celular     (   ) Câmera Fotográfica Digital
 (    ) Mini DV     (    ) outro tipo de Câmera.

Endereço:__________________________________

Cidade: _____________________Estado: _________

Fone:______________________

e-mail______________________

Página na internet.:____________________________

Estudante:?_______(      )             (            )
                                         Sim                 Não

Se estudante -  Qual Instituição: ___________________


  

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

21 de janeiro de 2012, celebração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em Salvador


ABERTURA DA AGENDA 2012




Caros Blog-leitores, amigos e parceiros,

A Agenda do Blog Mídia & Questão Social, inicia os trabalhos de 2012 trazendo a divulgação do primeiro acontecimento que merece destaque: um ato ecumênico, que é o resultado do projeto "Unidos pela Intolerância Religiosa", elaborado através da parceria entre a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, o Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

Este evento nos foi socializado pela blog-amiga, Claudia Correia, responsável pela Editoria Caleidoscópio Baiano, do Blog Mídia & Questão Social.

Confiram!! Participem!!

Muito axé para todos, em 2012!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Ouvidoria da Câmara realiza ação de combate à intolerância religiosa
 Ato ecumênico será realizado em parceria com Cecup e Unegro




O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, será celebrado em Salvador, com um ato ecumênico realizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento, que é resultado do projeto “Unidos Contra a Intolerância Religiosa”, elaborado através da parceria entre a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, o Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro), acontecerá no sábado (21/01), às 9h.

O projeto, que conta com o apoio do Governo do Estado, da Fundação Cultural Palmares, do Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF-BA), e da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), prevê ainda a veiculação de uma campanha publicitária com o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa. A divulgação será feita através de outdoors e de chamadas em emissoras de rádio durante toda a segunda quinzena deste mês.

No dia da culminância do projeto, participantes de diversas matrizes religiosas se encontrarão na Reitoria da UFBA para uma manhã de celebração e reflexão sobre o tema. Autora do Projeto de Lei que instituiu o 21 de janeiro, como Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, a ouvidora-geral da Câmara, vereadora Olívia Santana (PCdoB), defende a iniciativa e ressalta a importância da celebração. “A luta contra a intolerância religiosa é diária. Mas, a demarcação de um dia é também muito importante para que o assunto seja colocado em discussão. Esta data carrega um enorme simbolismo para aqueles que lutam pela liberdade religiosa. 21 de janeiro foi o dia em que Mãe Gilda deixou de estar conosco, mas é também o dia em que nos tornamos mais fortes para enfrentar esta terrível mazela”, declarou Olívia.

A vereadora esclarece que o projeto, que envolve a veiculação da campanha publicitária e o ato ecumênico, tem como principais objetivos o estabelecimento do diálogo entre as religiões, a promoção do respeito à diversidade religiosa e a liberdade de credo, além da afirmação da laicidade do Estado. “O resultado que se espera de uma ação como essa, é de que mais um passo seja dado para a superação da intolerância religiosa. Que se possam estabelecer relações respeitosas e harmoniosas entre as religiões, e que avancemos democraticamente na afirmação do Estado laico”, pontuou Olivia.

Serviço:

O quê: Realização do projeto “Unidos Contra a Intolerância Religiosa”;  

Promoção: Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) e União de Negros pela Igualdade (Unegro)

Quando: Ato Ecumênico, sábado (21/01), às 9h; veiculação da campanha publicitária, durante a segunda quinzena de janeiro;

Onde: Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Rua Augusto Viana, s/n, Canela;

Contatos: Ouvidoria da Câmara: (71) 3320-0113 | 3320-0406 | 3320-0252;

Olívia Santana, ouvidora-geral da Câmara: (71) 9968-5704;

Jerônimo Silva Junior, secretário-geral da União de Negros pela Igualdade (Unegro):             (71) 9964-1711;

Edmundo Kroger, coordenador-geral do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup):             (71) 9987-1086 | 3269-0790 | 3015-1123.

:::::::::::::::::::::

Wellington Oliveira
Assessoria de Comunicação
Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador
Tel.: +55 71 3320-0438 | 8844-3422